Capítulos de livros

DI PIERRO, Maria Clara. O desenvolvimento local como componente da formação de educadores de pessoas jovens e adultas. IN: SILVA, Fernanda A. O. Rodrigues et al. (Orgs.). Diálogos da formação docente com diferentes sujeitos e espaços educativos. Curitiba: CRV, 2018, p. 343-356.

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DI PIERRO, Maria Clara; CATELLI JR., Roberto. A construção dos direitos dos jovens e adultos à educação na história brasileira recente. IN: GRACIANO, Mariângela; LUGLI, Rosário S. Genta. Direitos, diversidade, práticas e experiências educativas na Educação de Jovens e Adultos. São Paulo, Alameda, 2017, p. 35-60.

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DI PIERRO, M. C. Tradições e concepções de Educação de Jovens e Adultos. IN: CATELLI JR., Roberto (Org.). Formação e práticas na educação de jovens e adultos. São Paulo, Ação Educativa, 2017, p. 9-21.

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DI PIERRO, M. C. Evolução do alfabetismo e políticas públicas de educação de jovens e adultos. IN: RIBEIRO, V. M.; LIMA, A. L.; GOMES, A. A. B. (Orgs.). Alfabetismo e letramento no Brasil: dez anos do INAF. Belo Horizonte, Autêntica, 2015, p. 327-346.

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DI PIERRO, M. C.; CRUZ, B. B.; GOMES, M. S. O impacto da inclusão da Educação de Jovens e Adultos no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) no Estado de São Paulo. IN: CATELLI JR, R.; HADDAD, S.; RIBEIRO, V. M. (OrgS.). A EJA em xeque: desafios das políticas de Educação de Jovens e Adultos no século XXI. 1ed.São Paulo: Global; Ação Educativa, 2014, v. 1, p. 39-76.

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DI PIERRO, M. C. Una evaluación de los progresos y limitaciones de las políticas públicas recientes de educación de jóvenes y adultos en Brasil. IN: FINNEGAN, F. et al. Educación de jóvenes y adultos: políticas, instituciones y prácticas. Buenos Ayres, Aique Educación, 2012.

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DI PIERRO, M. C. A alfabetização de jovens e adultos no Município de São Paulo. In: Roberto Eduardo Lamari. (Org.). Pensando São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2012, p. 177-180.

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DI PIERRO, Maria Clara. Educação de jovens e adultos (EJA). IN: OLIVEIRA, Dalila et alii. Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente. Belo Horizonte, UFMG/GESTRADO, out. 2010.

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DI PIERRO, M. C. Contribuições do I Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos. In: SOARES, Leôncio. (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte; Brasília: Autêntica; MEC/SECAD; UNESCO, 2006, p. 281-291.

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DI PIERRO, M. C. Um balanço da evolução recente da educação de jovens e adultos no Brasil. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005, p. 17-30.

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HADDAD, S; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. In: FÁVERO, O. (Org.). Educação como exercício de diversidade. Brasília: Unesco, MEC, Anped, 2005, p. 83-126.

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DI PIERRO, M. C. Políticas públicas y educación de mujeres adultas en Brasil. In: Regina Cortina; Nelly Stromquist. (Org.). Promoviendo la educación de mujeres y niñas en América Latina. México: Pax, 2001, p. 43-74.

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DI PIERRO, M. C. Public policy and adult education for women in Brazil. In: Stromquist, Nelly; Cortina, Regina. (Org.). Distant Alliances: Promoting Education dor Girls and Women in Latin America. New York; London: Routledge Falmer, 2000, p. 47-71.

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DI PIERRO, M. C.; GRACIANO, M. Case study Brazil. IN: Towards a State of the Art of Adult and Youth Education in Latin America and the Caribbeab: regional report for the CONFINTEA Mid Term Review Conference. Hamburg: Unesco Institute for Education, 2003, p. 51-88.

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DI PIERRO, M. C.; GRACIANO, M. EPJA en Brasil. IN: La educación de jóvenes y adultos en América Latina y el Caribe: hacia un estado del arte. Informe regional de América Latina y el Caribe para la Conferencia de seguimiento a CONFINTEA V, Bangkok, septiembre 2003. Santiago de Chile, Unesco OREALC, 2005, p. 63-98.

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DI PIERRO, M. C. Balanço e perspectivas da pesquisa sobre formação de educadores de jovens e adultos. IN: OLIVEIRA, E. F. et al (Orgs.). Anais do 3o Seminário Nacional de Formação de Educadores. Porto Alegre, Deriva, 2011, p. 166-177.

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