Vídeos

Mesa Redonda no Congresso de EJA do Colégio Santa Cruz

Mesa redonda no Congresso do Colégio Santa Cruz, realizada em 21/09/2019, com a participação dos Drs. Roberto Catelli Jr. (Ação Educativa e Colégio Santa Cruz) e Eliane Ribeiro Andrada (Unirio).

O analfabetismo funcional no Brasil

O Panorama discute o aumento do analfabetismo funcional no País. Segundo o último Inaf (Indicador do Alfabetismo Funcional), três em cada dez jovens e adultos de 15 a 64 anos no País – 29% do total, o equivalente a 38 milhões de pessoas – são considerados analfabetos funcionais. Esse grupo tem muita dificuldade de entender e se expressar por meio de letras e números em situações cotidianas, como fazer contas de uma pequena compra ou entender um cartaz.

Convidados: Maria Clara Di Pierro, professora da Faculdade de Educação da USP; e Roberto Catelli, coordenador executivo da ONG Ação Educativa.

Histórico da Educação de Jovens e Adultos

Aula do Curso de Aperfeiçoamento à Distância “Educação de Jovens e Adultos na diversidade e inclusão”, promovido pela UNIFESP para a Universidade Aberta do Brasil em 2015-2016

Legislação da Educação de Jovens e Adultos

Aula do Curso de Aperfeiçoamento à Distância “Educação de Jovens e Adultos na diversidade e inclusão”, promovido pela UNIFESP para a Universidade Aberta do Brasil em 2015-2016

Divisão de responsabilidades e financiamento da EJA

Aula do Curso de Aperfeiçoamento à Distância “Educação de Jovens e Adultos na diversidade e inclusão”, promovido pela UNIFESP para a Universidade Aberta do Brasil em 2015-2016

Analfabetismo no Brasil

Aula do Curso de Aperfeiçoamento à Distância “Educação de Jovens e Adultos na diversidade e inclusão”, promovido pela UNIFESP para a Universidade Aberta do Brasil em 2015-2016

Itinerario, avances, límites y desafíos a inicios del siglo XXI

Panel “La Educación de Jóvenes y Adultos en América Latina”, con la presencia de Luis Scasso, José Rivero y María Clara Di Pierro, en el Seminario Itinerario, avances, límites y desafíos a inicios del siglo XXI. Cátedra Pablo Latapí de la OEI. Buenos Aires, Argentina (1:24h). Publicado en 17 jul. 2015.

Educação Brasileira 189 – Maria Clara di Pierro

A EJA em xeque. Educação brasileira 189. Univesp TV (29:31’). Publicada em 12/12/2014.

“EJA em xeque – Desafios das políticas de Educação de Jovens e Adultos no século XXI” é o livro da ONG Ação Educativa que reúne cinco pesquisas baseadas em dados do INEP-MEC. A professora Maria Clara Di Pierro (FE-USP), autora de umas delas, explica os pontos fundamentais dos estudos, destacando a necessidade de formalizar e de se dar mais atenção a essa modalidade de educação. Ao analisar o impacto da inclusão da EJA no FUNDEB no Estado de São Paulo, ela encontrou dificuldades para quantificar o investimento do governo, pois são as mesmas escolas e professores que atendem crianças e adultos. O custo, muitas vezes, fica diluído. Maria Clara Di Pierro conversou com os jornalistas Cássia Godoy e Fábio Eitelberg.

Os desafios da Educação de Jovens e Adultos

Vídeos disponíveis apenas no Youtube, nos seguintes links:

1º bloco: https://www.youtube.com/watch?v=vOyWBZuMHBQ

2º bloco: https://www.youtube.com/watch?v=c-dqb2C0IxM

3º bloco: https://www.youtube.com/watch?v=-eNWDTVn6us

O Roda de Conversa foi ao ar no dia 29/03 veiculado pela Rede Minas, trouxe ao centro das discussões os desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A formação dos profissionais que trabalham na área, o respeito às especificidades da modalidade de ensino, as políticas específicas vigentes para a EJA e ainda e contexto social e cultural dos alunos estão entre os temas que permearam o debate com especialistas. Participaram do debate Leôncio Soares, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Jane Paiva, professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Maria Clara di Pierro, professora da Universidade de São Paulo e especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Profa Dra Maria Clara di Pierro Educação – Prefeitura Municipal de São Paulo

A escola municipal e a realização do direito à educação ao longo da vida. Palestra no Seminário Interno Mais Educação realizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (33:22’). Gravado em 16/12/2013.

Formação em Direitos Humanos – Maria Clara Di Pierro – Estrutura e legislação do ensino

Aula sobre Organização do Sistema de Ensino Brasileiro, Curso Cidadania e Direitos Humanos. Ação Educativa/Secretaria Nacional de Direitos Humanos (37:19’). Gravado em 21 de agosto de 2012.

A segunda exposição da Conferência “O direito à educação no Brasil: estrutura e legislação de ensino” foi realizada pela professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Maria Clara di Pierro. A professora detalhou a formação do sistema brasileiro de ensino ao discutir sobre a divisão de responsabilidades e como se deu seu processo de descentralização. A capacitação promovida pela Ação Educativa faz parte do projeto Formação em Direitos Humanos e conta com a participação de profissionais da educação e comunicação, militantes sociais, representantes de organizações não governamentais, da área jurídica e estudantes universitários/as. Essa é uma parceria da Ação Educativa e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que vai oferecer outras capacitações relacionadas à educação, direitos humanos, questões étnicos-raciais e aos direitos humanos no contexto dos adolescentes em conflito com a lei.

Entrevista: Maria Clara di Pierro – CONFINTEA + 6

Entrevista da Dra. Maria Clara Di Pierro, da Universidade de São Paulo (USP), concedida ao Portal dos Fóruns de EJA durante o Seminário Internacional de Educação ao Longo da Vida e Balanço Intermediário da VI Conferência Internacional de Adultos – CONFINTEA + 6, que aconteceu em Brasília, de 25 a 27 de abril de 2016 (4:55’). Publicado em 9 de mai de 2016.